terça-feira, 29 de agosto de 2017

Mas posso baixar o juro do Cartão de Crédito?

Em poucos minutos, passou para quase metade

Com um telefonema, baixei o juro do meu Cartão de Crédito de 26,99% para 14%. Assim, sem mais nada. E você? Sabe qual é o juro associado ao seu Cartão que está a pagar?

Mesmo que não use o seu cartão, isto interessa-lhe

Por muitos motivos, provavelmente tem um Cartão de Crédito (ou vários) mesmo que os tenha só na gaveta. Ao contratarmos um Crédito à Habitação muitos bancos “obrigam-nos” a ter um.
A questão é que um dia vamos precisar usá-los e, se não pagar logo a 100% no fim do mês, vai pagar juros. E os juros são altíssimos – a chegar quase aos 30% ou mais. É por isso que recorrer aos Cartões de Crédito sem consciência é um perigo para as suas finanças.

Mas se precisar MESMO usá-los, podem “safar-nos” em algumas situações. E é nessa altura que convém que pague o menor juro possível.

Mas posso baixar o juro do Cartão de Crédito?

Sim! Se o contratou há cerca de 10 anos nessa altura os juros eram estratosféricos. Se ainda mantém esse cartão o juro permanece igual. Não mudou com o tempo.
Mas a lei sim. O Banco de Portugal regularmente divulga o valor máximo que os bancos podem cobrar de juros. É a média dos juros praticados no mercado nos meses anteriores. E esse valor tem baixado muito nos últimos anos.
Portanto, liguei para o apoio ao cliente do meu cartão de Crédito e perguntei qual era o juro que estava contratado no meu cartão. A resposta foi: 26,99%. Arredondando, se tivesse feito uma compra em Julho passado pagaria 27% de juro sobre esse valor.
Perguntei:
– “Se eu fosse agora um novo cliente vosso qual era o valor que faziam?”
-“14%”.
– “Então, quero que me baixem para esse valor, uma vez que sou vosso cliente há tantos anos e sempre fui cumpridor”.
Resposta:
– “Não podemos. Foi o valor que contratou, não podemos mexer. Só se rescindir e fizer um contrato novo”.
– “OK. Não é tarde nem é cedo. Quero rescindir”.
– “Ah, pois, mas então não pode ser nosso cliente pelo menos durante 6 meses…”
– “Como?! Então quero mesmo rescindir, se faz favor.”
– “Com certeza. Vou passar ao nosso departamento de retenção”.

Assim foi. Falei com uma senhora desse Departamento a quem expliquei que só queria que me baixassem a taxa de juro para a que praticam com os novos clientes. Se não o fizessem queria rescindir e arranjava um Cartão de outra Financeira.
Baixou imediatamente a taxa de 26,99% para 14%. Em segundos. Perguntei porque é que a primeira pessoa que me atendeu não me fez isso. Foi-me explicado que nos Call Centers, no primeiro atendimento, não têm autorização para fazer mudanças de taxas de juro. Aliás, a senhora que me atendeu jurava a pés juntos que era impossível. Estou convencido que era mesmo a instrução que tinha recebido na formação.

Insista e não desista

Portanto, em resumo, ligue para o seu banco ou Financeira e peça que lhe baixem imediatamente a sua taxa de juro para o valor que praticam atualmente para novos clientes. Vão provavelmente, responder-lhe que não dá e que é impossível. Não perca tempo com essa conversa. Peça para transferirem a chamada para o departamento de retenção de clientes. Explique o que pretende e ameace rescindir se for preciso (avalie se é do seu interesse, pode haver a questão do spread). No meu caso é um cartão de Crédito grátis. Caso não baixem, pondere apresentar queixa no Banco de Portugal.

Vale a pena o esforço?

Imagine que faz uma compra de 1.000 € (é apenas um exemplo, OK?). A juros de 27% vai pagar 270 euros. Reduzindo o juro para 14%, paga 140 euros. Menos 130 euros. Multiplique isto pelo tempo que estiver a amortizar o pagamento.
Só com um telefonema. Convém fazer isto antes de usar o cartão para ter efeitos nas compras futuras. E se está atualmente a fazer pagamentos mensais só esta dica pode fazê-lo poupar muito dinheiro quase sem esforço nenhum.

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