Ao longo desta semana, explicamos-lhe
tudo o que precisa de saber para que o seu negócio prospere. Começamos pela
importância do nome, do logótipo e da experiência que proporciona. Foto
Um dos primeiros passos para
fundar uma empresa bem-sucedida passa por criar uma marca eficaz, que possa ser
facilmente reconhecida e recordada. Além do logótipo, assinatura e do website,
expressões fundamentais de uma marca, a identidade de uma empresa inclui também
as emoções e as associações mentais que resultam de todas as interacções com a
empresa, os seus produtos, serviços e colaboradores. Neste sentido, uma marca é
também a percepção que se tem sobre ela.
Crie uma marca
eficaz, que possa ser facilmente reconhecida e recordada
É através da marca que os
clientes e investidores se ligam ao negócio, permitindo que o produto ou
serviço se afirme no mercado. Por este motivo, é um dos aspectos mais
importantes a considerar, aquando da criação de uma startup. Deixamos-lhe
alguns princípios orientadores – basilares, mas nem sempre seguidos – para que
possa construir a sua marca:
Definir uma missão
Comece por reflectir sobre a
razão de ser da sua empresa. Para além das questões económicas, o que o levou a
iniciar este projecto? Será a partir desta questão que definirá a sua missão,
que deve espelhar a cultura e valores nos quais pretende basear a sua
actividade. Pense numa afirmação que possa ser usada interna e externamente,
para motivar colaboradores e consumidores. A Google, por exemplo, pretende
“organizar a informação existente no mundo e torná-la acessível e útil”.
De acordo com um estudo das
consultoras Cone Communications e Ebiquity Global CSR, nove em
cada dez consumidores esperam que mais do que gerarem lucros, as empresas
operem de forma responsável no que diz respeito a questões sociais e
ambientais. É também por isso que emerge a tendência de algumas empresas
deixarem de comunicar a sua “missão”, em prol do seu “propósito”.
Diferenciar a marca
À medida que a missão da
sua startup se torna clara, pense sobre os aspectos que a tornam
única. É fundamental que se distinga, de forma relevante, das empresas
concorrentes concorrentes. É isso que a tornará forte no mercado. Os elementos
diferenciadores do seu produto ou serviço deverão estar presentes desde logo no
propósito e na missão da empresa. Num contexto em que todos os dias surgem
novos projectos, novas startups e novas ideias, é fundamental
comunicar os elementos distintivos de forma clara, simples e evidente.
É fundamental
comunicar os elementos distintivos de forma clara, simples e evidente
A escolha do nome
É fundamental escolher um
nome adequado para potenciar os serviços ou produtos da sua startup.
Este deve ser curto, fácil de pronunciar e de ler. Deve evocar
pensamentos positivos e ser facilmente recordado. Não se esqueça que o nome da
marca deve estar ligado à missão e ao propósito. Verifique também se o nome
escolhido já foi adoptado por outra companhia. Se a internacionalização é um
objectivo claro, é importante testar o nome (e os seus eventuais significados)
em vários idiomas, geografias e culturas.
Desenvolver uma identidade visual
Logos, brochuras,
cartões-de-visita, anúncios, websites e páginas digitais são algumas
das expressões visuais que deve ter em conta ao pensar na identidade visual da
sua empresa. Certifique-se que o design reflecte a cultura e os
valores da organização. Em alguns casos, pode ser útil criar um livro de estilo
gráfico que defina as principais linhas orientadoras e o modo como os elementos
visuais podem ser utilizados.
Além de uma assinatura ou logótipo,
uma marca é também – e cada vez mais – uma experiência. Todas as interacções
com uma organização – sejam passivas (ex: quando o consumidor acede ao
site da empresa), ou activas (ex: a interacção com o serviço de apoio a clientes)
– influenciam a percepção sobre a marca e afectam, positiva ou negativamente, o
seu valor. Até a forma como escreve um e-mail – independentemente do
conteúdo – transmite algo sobre a sua marca e a sua empresa.
Seja consistente
Crie uma linha orientadora
que permita que os consumidores saibam de forma clara o que podem esperar da
sua empresa. Seja numa consulta ao site, na leitura de um e-mail ou
na utilização de um produto é fundamental que exista uma experiência e uma
identidade consistentes e facilmente reconhecíveis, independentemente do ponto
de contacto. A imprevisibilidade é uma característica nefasta para uma marca e
impacta os níveis de confiança em relação à mesma. Quanto mais consistente for
a expressão da sua marca, mais próximo estará de transmitir a mensagem que
pretende e mais fácil será para os stakeholders (sejam investidores,
consumidores, ou outros) perceberem para onde se dirige a empresa. A
consistência promove a confiança e a confiança é um ingrediente fundamental
para a sustentabilidade e crescimento de qualquer negócio.
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